Desde 2018, a abolição do uso de canudos plásticos tem se tornado uma tendência em diversas cidades no mundo. ONG’s realizam campanhas de conscientização para demonstrar o impacto que o uso destes produtos causam ao meio ambiente, e ativistas publicam diariamente fotos e vídeos de animais resgatados com materiais plásticos presos em parte do corpo, ou mortos com grande quantidade de plástico no estômago.
Consideramos normal ir a um restaurante, comprar algo para beber e receber um canudo de plástico. Utilizamos esse canudo durante no máximo 10 minutos e jogamos no lixo, porém nem imaginamos o problema que este pequeno objeto pode representar para a vida animal quando descartado de forma indevida.
Cerca de 4% de todo lixo plástico do planeta é representado pelo canudo descartável, e a decomposição deste material pode demorar até mil anos. Além disso, mesmo quando descartado corretamente, os canudos por serem leves podem chegar aos oceanos por meio do vento e acabar matando ou prejudicando algum animal marinho, como as tartarugas.

Outra consequência séria da utilização do plástico é a formação do microplástico, pequenos fragmentos menores do que 5mm derivados deste material. Atualmente, o microplástico é considerado um problema global, pois apresenta grande quantidade de POP’s (poluentes orgânicos persistentes derivados de pesticidas e produtos químicos industriais).
Os POP’s se aderem facilmente ao material plástico, que concentra estes poluentes. Com isso, os organismos vivos presentes no ambiente marinho, como peixes e plânctons, ingerem estes poluentes. Desse modo, eles podem até acabar em nosso organismo ao consumirmos frutos do mar, por exemplo.
Estudos demonstram que cerca de 90% das espécies marinhas tenham em seu organismos algum tipo de produto plástico. Com isso, deixar de usar canudos plásticos pode ser sua primeira mudança de hábito para reduzir os impactos ambientais causados pelos resíduos plásticos, e assim contribuir para a manutenção da vida animal.
Outro dado preocupante é que de acordo com o Fórum Econômico Mundial a quantidade de plásticos nos oceanos é de 150 milhões de toneladas métricas. Assim, caso o ritmo do consumo de plástico se mantenha dessa forma, em 2050 existirá mais plástico do que peixes nos oceanos.

Com esse grande número de dados você provavelmente já entendeu o impacto negativo que o uso do plástico causa, porém fica a pergunta: Por que o canudo?
O canudo de plástico está longe de ser o principal problema falamos de poluição, entretanto pode funcionar como “porta de entrada” para discussões mais amplas. Através da pequena prática de não utilizar este objeto, você poderá mudar seus hábitos a respeito de outras ações como reciclagem de materiais em sua casa, consumo consciente ao adquirir novos produtos e reutilização de utensílios reduzindo o descarte.
Não estamos dizendo para introduzir essas mudanças no seu cotidiano do dia para noite, mas para que em cada canudo de plástico que deixar de usar, ou em cada resíduo que descartar da forma correta, você pense que sua ação está contribuindo para uma causa maior, e que todos nós unidos podemos reverter a situação na qual o mundo se encontra.
Pense nas espécies de animais que conseguirão sobreviver com a redução do lixo. Pense nas pessoas que deixarão de sofrer com as enchentes, muitas vezes acentuadas pela quantidade de lixo nos bueiros. Pense também em seus filhos, netos, bisnetos e nas futuras gerações que irão viver em um planeta mais limpo e com melhor qualidade de vida. Com isso, tudo que realizar em benefício do meio ambiente será mais fácil e você se sentirá feliz com isso!