A sustentabilidade é aplicada quando os recursos necessários são retirados da natureza sem danificá-la de forma permanente ou impedir o ciclo de renovação. Dessa forma, para ser sustentável é necessário respeitar os três pilares da sustentabilidade: ser ecologicamente correto, ser economicamente viável e ser socialmente justo.

Mas afinal, como posso ter uma vida sustentável? Podemos dizer que adotamos práticas sustentáveis quando reduzimos nossa demanda por recursos naturais. Para isso buscamos substituir  produtos que impactam o meio ambiente de forma negativa e mudamos a forma na qual realizamos determinadas ações.

Neste momento você pode estar pensando que isso não é para você ou que mudar seus hábitos para ter uma vida mais ecológica demandaria em mais gastos e tempo, porém algumas medidas simples podem ser adotadas. Reduzir o consumo de energia, reutilizar produtos até sua vida útil e optar pelo transporte público podem contribuir muito para reduzir a degradação do meio ambiente e tornar o mundo um lugar melhor para esta e as próximas gerações.

Agora que você já entendeu o que é ser sustentável e os benefícios que essa mudança trará para o meio ambiente e para as pessoas que nele habitam, iremos listar algumas dicas para você aplicar em seu dia a dia.  Então vamos lá!

1 – Pratique o minimalismo e o slow fashion

Viver de modo minimalista não significa que viverá sem nada, e sim que ao consumir determinado produto se perguntará se realmente precisa dele. Além disso, irá levar em conta em sua decisão a origem dele, como, por exemplo, se a empresa fornece condições adequadas de trabalho para os funcionários nas cadeias de produção. O slow fashion valoriza a qualidade e importância cultural ao invés da quantidade e produção em massa. São utilizados métodos tradicionais de fabricação, como o feito à mão e o tingimento natural, e cada peça possui uma história.

2 – Troque as luzes da sua casa

Utilize lâmpadas de LED ou fluorescentes compactas ao invés de lâmpadas incandescentes e utilize a luz natural o máximo que conseguir, dessa forma irá reduzir seus gastos com energia e, utilizando fontes de luz que duram mais tempo, também atuará na redução de resíduos nos aterros sanitários.

Entre as citadas, as lâmpadas de LED são as mais sustentáveis, pois não contêm nenhum elemento poluente ou contaminante, como o mercúrio, e possui baixo consumo de energia.

3 – Utilize produtos de limpeza naturais

O vinagre e o bicarbonato de sódio possuem ação desengordurante e podem limpar praticamente qualquer superfície de sua casa. Existem uma infinidade de receitas caseiras nas quais o limão e água também se aliam a esses produtos na retirada de manchas e até lavagem do cabelo. A principal vantagem é que, além de economizar, você reduz a quantidade de plástico produzido e também a quantidade de produtos químicos despejados na água.

4 – Caminhe, ande de bicicleta ou transporte público para o trabalho

Quando você deixa seu carro na garagem e vai trabalhar de transporte público ajuda a reduzir a poluição e o trânsito, ajudando o meio ambiente e facilitando sua vida e das pessoas ao seu redor que também são afetadas pelo tráfego intenso nas grandes cidades. Andar de bicicleta e caminhar, além de contribuir para o meio ambiente evitando a emissão de poluentes, trará benefícios à sua saúde. Outra opção é oferecer carona para colegas de trabalho que moram na mesma região.

5 – Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Os 3R’s da sustentabilidade são de suma importância pois resumem todas as práticas ecológicas citadas. Reduza a quantidade de produtos comprados ao analisar se é realmente necessário adquirir produtos novos. Use sua criatividade para reutilizar objetos de uma forma diferente, dando vida a eles. Lave e recicle os materiais usados, mesmo que não exista coleta seletiva em seu bairro. O aplicativo Cataki conecta catadores com pessoas que querem se desfazer de recicláveis e pode ser muito útil nesse caso.

6 – Não deixe dispositivos conectados na tomada quando não estiver utilizando

Para muitos dispositivos eletrônicos, a eletricidade continua sendo consumida quando estão desligados. Você economiza energia elétrica quando desconecta os equipamentos eletrônicos após o uso.

7 – Utilize ecobags

Apesar de muitos mercados terem restringido o uso de sacolas plásticas e da consciência de que elas estão entre os produtos mais prejudiciais ao meio ambiente, nós acabamos esquecendo de nos preparar com meios mais ecológicos. A ecobag é a melhor opção, pois pode ser reutilizada diversas vezes quando vamos às compras, reduzindo assim a utilização de sacolas plásticas. Assim, leve sua ecobag no porta-malas ou na bolsa e caso não seja possível, utilize caixas de papelão do supermercado para levar suas compras.

8 – Economize água

Você não está errado em pensar que a quantidade de água desperdiçada em uma grande empresa é incomparavelmente maior em relação ao que você gasta em sua casa. Porém, para que nossas ações causem impacto positivo e sejam capazes de mudar essa cultura de desperdício, devemos começar em nossa casa, de forma individual, para depois agir coletivamente. Então, evite tomar banhos longos e reaproveite a água da lavagem de roupa para dar descargas, por exemplo. Lave roupas somente quando der para encher a máquina complemente, para que dessa forma economize água. Racionalize também a quantidade de água que utiliza para lavar louça, utilizando sempre o mínimo. O tratamento dos resíduos líquidos produzidos para irrigação de jardins e plantas também é uma ótima opção que vem sendo difundida.

9- Compre produtos com menos embalagem

Quanto mais embalagens nós compramos, mais aumenta a quantidade de lixo nos aterros. Por isso, quando for comprar produtos, opte por aqueles com menos embalagem ou com embalagens biodegradáveis. O consumo consciente também é aplicado dessa forma, pois ao deixar de comprar produtos com embalagens individuais, por exemplo, você estimula as empresas a mudarem sua forma de embalar os mesmos.

10 – Deixei de usar o plástico

Você já deve ter escutado alguém dizer que o plástico demora milhões de anos para se decompor. Pois bem, isso não é boato e muito menos exagero. Mais de 100 mil animais marinhos morrem por ano devido à ingestão de materiais plásticos que chegam aos oceanos ou por ficarem presos neles. Se continuarmos com os mesmos hábitos muitas espécies serão extintas e nas futuras gerações não existirá vida marinha. Por isso, está mais do que na hora de substituirmos o plástico que utilizamos no dia a dia por produtos ecologicamente responsáveis.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *